O Brasil e a África do Sul tem uma parceria estratégica lançada em julho de 2010 com foco à cooperação em ciência e tecnologia e em educação. Em 2017, após 12 anos de embargo, a África do Sul reabriu o mercado para a carne brasileira. A relação comercial entre os dois países movimentou US$ 2 bilhões em 2018.
Fonte: Ministério das Relações Exteriores (MRE)
As relações diplomáticas entre Brasil e Rússia começaram em 1828. Em 2002, as relações entre os dois países foram alçadas ao patamar de parceria estratégica. Desde então, há uma crescente ampliação nas relações bilaterais em foros internacionais como Nações Unidas, BRICS e G20. Em 2010, foi assinado o Plano de Ação da Parceria Estratégica, que define objetivos, metas e orientações para as relações bilaterais.
Fonte: Ministério das Relações Exteriores (MRE)
As relações entre Brasil e China foram estabelecidas em 1974. Naquele ano, foram abertas as embaixadas do Brasil em Pequim e da China em Brasília. Desde 2009, a China é o principal parceiro comercial do Brasil e tem sido uma das principais fontes de investimento externo no País.
Fonte: Ministério das Relações Exteriores (MRE)
As relações diplomáticas entre o Brasil e a Índia começaram em 1948. A partir da década de 1990, o relacionamento político e econômico ficou mais intenso. Desde a década de 2000, foi estimulada a cooperação principalmente com o estabelecimento de uma parceria estratégica. O intercâmbio comercial chegou a US$ 7,5 bilhões em 2018, com destaque para investimentos no setor de transmissão de energia, defensivos agrícolas e fabricação de veículos pesados.
Fonte: Ministério das Relações Exteriores (MRE)