Tropicália, 50 anos: a História do movimento que marcou a cultura nacional
Em outubro de 2017, o movimento artístico que ficou conhecido como Tropicália completa 50 anos. A apresentação das músicas Alegria, Alegria e Domingo no Parque, em 21 de outubro, durante a final do III Festival Record em 1967, marcaram o início de uma série de experimentações que permitiriam uma nova forma de compreender a música brasileira. Essas inovações estéticas continuam nos discos seguintes dos músicos Gilberto Gil e Caetano Veloso e no LP coletivo Tropicália ou Panis Et Circencis, o disco manifesto lançado no ano seguinte às apresentações no Festival da Record.
O clima tropicalista contagiou o Brasil e a efervescência se estendeu até dezembro de 1968, quando Caetano e Gil foram presos e, meses depois, obrigados a se exilar do país. A ditadura militar (1964-1985) acabava de iniciar a fase mais dura com o decreto do AI-5. A repressão não deixou passar o trabalho dos tropicalistas que, naquele momento, tinham sua máxima expressão em um programa semanal exibido na TV Tupi, emissora extinta no ano de 1980.
O pesquisador Frederico Coelho, professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio) e especialista em Tropicália, relembra o que foi o movimento e a obra:
Tropicália ou Panis Et Circencis
Após a explosão das músicas Alegria, Alegria e Domingo no Parque no Festival da Canção de 1967, diversos artistas se reuniram, capitaneados por Caetano Veloso e Gilberto Gil, para a concepção de Tropicália ou Panis Et Circencis, disco-manifesto coletivo gravado em São Paulo, no decorrer do mês de maio de 1968.
São 12 faixas de canções inéditas de Gil, Caetano, Torquato Neto, Capinan e Tom Zé. Marco da Música Popular Brasileira, o disco traz uma capa icônica que, apesar de provocar análises, não teve um conceito definido ao ser elaborada. A foto foi feita por Olivier Perroy, a convite do arranjador Rogério Duprat, e nela, como em uma foto de família, os tropicalistas se posicionam à frente de um vitral que fazia parte do jardim de inverno da casa do próprio fotógrafo, em São Paulo.
Paulo Roberto Pires – Professor, pesquisador, escritor. Organizador dos dois volumes de Torquatália sobre Torquato Neto.
Para a sessão de fotos que originou a capa, Rita Lee e Guilherme Araújo deram palpites sobre as roupas que todos usaram. O curto prazo para finalizar a o disco impediu que Nara Leão e Capinan fossem até a capital paulista para participar do registro, por isso, eles aparecem em retratos nas mãos de Caetano Veloso e Gilberto Gil, respectivamente.
Ouça o programa especial da Rádio MEC sobre os artistas que atuaram no disco-manifesto:
Capa
Capa do disco Tropicália – Clique nos integrantes do movimento para uma descrição detalhada.
Contra-capa
A icônica capa de Tropicália ou Panis Et Circencis é uma das mais reconhecidas da MPB, mas na época do lançamento do disco-manifesto, a contracapa também passou por um trabalho minucioso, resultado da preocupação de Caetano Veloso e Torquato Neto. De acordo com Torquato, a contracapa de um álbum é uma forma de valorizar o trabalho apresentado pelo artista. “O disco será comentado e elogiado (naturalmente) faixa por faixa, música por música [...]. Com isso o público terá as informações que deseja, os cronistas idem e o artista, certamente, se sentirá melhor promovido”, afirmou, em coluna publicada em maio de 1967.
Sobre as faixas do disco, Torquato ressaltou, em entrevista à Rádio Cultura em 1968, que havia ali um trabalho único, que valorizava a diversidade cultural brasileira e regionalismos. "A gente não teria condição de ter feito, de estar fazendo um trabalho assim, se a gente não tivesse antes trabalhado com folclore, trabalhado com tudo. Eu acho que enfim, não estamos mais folclorizando o folclore", refletiu.
O texto da contracapa do álbum foi escrito por Caetano, com ajuda de Torquato, e é uma espécie de roteiro de um filme onde os personagens são os próprios tropicalistas. De acordo com Carlos Calado, autor de Tropicália: A história de uma revolução musical, o enredo continha doses de ironia e deboche que às vezes beiram o nonsense.
Entre as várias falas dos personagens, Torquato gozava os puristas, referindo-se ao refrão de ‘Geleia Geral’ (‘ será que o Câmara Cascudo vai pensar que nós estamos querendo dizer que bumba meu boi e iê-iê-iê são a mesma dança?’); Duprat dessacralizava o lado artístico da música (‘como receberão a notícia de que um disco é feito pra vender?’); e Caetano fazia piada com a canção de Vicente Celestino (‘vocês são contra ou a favor do transplante de coração materno?’).
A contracapa do disco tem também uma homenagem a João Gilberto, grande nome da Bossa Nova que era ídolo dos tropicalistas. Como paráfrase a um recado que o músico havia enviado a Caetano (“diga que vou ficar olhando pra ele”), o roteiro se encerra com o personagem chamado João falando “Diga que estou daqui olhando pra eles”.
Contra-capa do disco Tropicália – Clique nos itens destacados para saber mais sobre as músicas.
Novo olhar sobre a MPB
No momento em que a Tropicália surgiu, o que predominava na música brasileira era a Bossa Nova, já com sua segunda geração de músicos; a chamada MPB ou Música Popular Brasileira, uma música politizada, que chegou a ser chamada de “canção de protesto”; além da música pop, representada principalmente por artistas da Jovem Guarda, liderados por Roberto Carlos e seu iê-iê-iê, que mimetizava Beatles e Rolling Stones. Era o auge da ditadura militar.
A radicalização política no país também se expressava na música, com a oposição entre os adeptos de canções de protesto e os fãs do iê-iê-iê. “Os tropicalistas buscavam justamente uma cena que fosse um pouco mais aberta, com menos preconceitos e mais liberdade de criação”, aponta Carlos Calado, autor do livro Tropicália: história de uma revolução musical, em entrevista para a Agência Brasil.
Multiformas
A Tropicália representou uma renovação no cenário musical do país ao investir em ritmos como o baião, bolero, marcha, música caipira, além de incluir a música pop e o rock. “A Tropicália era muito mais um ponto de vista crítico sobre a cena da música brasileira, sobre o repertório da música brasileira, do que propriamente uma maneira de se fazer música. Não existia uma forma tropicalista, na verdade os tropicalistas buscaram várias formas”, explica Calado. Passados 50 anos do movimento, o autor considera que o disco Tropicália ou Panis et Circensis representa hoje seu principal legado por permanecer moderno e desafiador.
“É um disco que não envelhece. Praticamente se tornou um clássico que você pode ouvir a qualquer momento e ainda se surpreender de alguma maneira”, considera Calado. Já Solano Ribeiro, idealizador dos festivais da Record, onde o movimento surgiu, considera que seu efeito principal se deu na época e reverberou na carreira de seus integrantes posteriormente. “Acredito que o Tropicalismo se perdeu no tempo. Ele não existe como movimento, ele existiu como um momento e ficou nesse momento”, destacou em entrevista para a Rádio Cultura de São Paulo por ocasião dos 50 anos da Tropicália.
O poeta e compositor Salgado Maranhão também considera que a Tropicália foi fruto daquele momento e teve o papel de abrir caminhos e possibilidades no campo artístico. “A Tropicália nos deu uma modernidade e uma ousadia que não tínhamos”, afirmou em entrevista à Agência Brasil.
Para o poeta e compositor Antônio Cícero, o mais interessante no tropicalismo foi o fato de ser um movimento de vanguarda ocorrido na música popular. “Foi através da Tropicália que eu rompi com essa separação radical entre a cultura erudita e a cultura popular. Foi muito importante para o Brasil, representou a liberação de todas as possibilidades para a música brasileira”, concluiu.
Uma “cruzada”
A expressão Tropicalismo, como se definiu o movimento artístico que começou a tomar forma no Festival da Record, em 1967, apareceu pela primeira vez em uma coluna do jornalista Nelson Motta, publicada no jornal Última Hora, em 5 de fevereiro de 1968, sob o título de A Cruzada Tropicalista: “[...] um grupo de cineastas, jornalistas, músicos e intelectuais resolveu fundar um movimento brasileiro mas com possibilidades de se transformar em escala mundial: o Tropicalismo. Assumir completamente tudo que a vida dos trópicos pode dar, sem preconceitos de ordem estética, sem cogitar de cafonice ou mau gosto, apenas vivendo a tropicalidade e o novo universo que ela encerra ainda desconhecido.”
A ideia repercutiu em outros jornais e ganhou respaldo de um dos integrantes do movimento, o poeta piauiense Torquato Neto, que endossou a ideia de Motta em um texto intitulado Tropicalismo para Principiantes. Torquato não achava que o movimento fosse vingar. “A moda não deve pegar (nem parece estar sendo lançada para isso), os ídolos continuarão os mesmos - Beatles, Marilyn, Che, Sinatra. E o verdadeiro, grande Tropicalismo, estará demonstrado”, traz o texto.
Havia algum tempo, Caetano Veloso e Gilberto Gil discutiam um nome para a experiência musical pela qual estavam se dedicando. Chegaram a utilizar “som universal” e “som livre” para definir a nova proposta. Por fim, se renderam ao Tropicalismo, que se espalhou rapidamente.
Em entrevista à Rádio Cultura de São Paulo, em dezembro de 1967, Caetano explicou que não concordava com o termo “música universal”, mas o utilizava para facilitar a comunicação com a imprensa: “Essa ideia de som universal é muito fraca, muito vaga, estou trabalhando ainda hoje numa cultura interna. Acho que estou fazendo música no Brasil, brasileira e para brasileiros”, afirmou Caetano naquela ocasião.
Entre os anos de 1967 e 1968, diferentes formas de ver aquela empreitada apareciam entre os integrantes do movimento:
“O que é o Tropicalismo? O Tropicalismo é você fazer o que você está com mais necessidade. É o exercício de liberdade, é mil coisas, você pode dizer mil frases a respeito disso, mas de fato nenhuma frase resolve.”
Torquato Neto, meses após o lançamento do disco-manifesto Tropicália ou Panis Et Circensis
Nós estamos propondo que seja acatada a música jovem como música brasileira, e não a gente como mais um conjunto jovem a ver essa barreira entre música jovem e música brasileira.
Arnaldo Baptista, integrante do grupo Os Mutantes, em 1968
Gilberto Gil - Foto: Acervo do Projeto Hélio Oiticica
“Tropicalismo é isso, apenas a tentativa de enfocar, essa geleia geral, essa contradição, as contradições existentes dentro dela mesma, o subdesenvolvimento querendo se autodestruir, por isso mesmo se autossuperar.”
Gilberto Gil, em 1968
O nascimento
O embrião do que viria a ser a Tropicália estava fermentando na Bahia no início da década de 1960: um grupo de músicos que se guiava por um ídolo comum, o também baiano João Gilberto. Em meados de 1964, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Torquato Neto, Maria Bethânia, Gal Costa e José Carlos Capinan já faziam apresentações em teatros de Salvador, quando a capixaba Nara Leão assistiu a um dos ensaios. Tempos depois, ela chamaria Bethânia para substituí-la no espetáculo Opinião, e Caetano Veloso foi para o Rio acompanhar a irmã. Gil seguiu também para o Sudeste, mas para trabalhar em uma empresa multinacional em São Paulo – emprego que abandonou em 1966, quando teve a música Louvação gravada por Elis Regina e Jair Rodrigues. Ele relembra essa trajetória em entrevista concedida à Rádio Cultura em 1967:
Em maio de 1967, Gilberto Gil lançou Louvação, seu primeiro álbum, com arranjos de Dori Caymmi. Entre os compositores do disco aparecem os principais nomes do Tropicalismo: Caetano Veloso, José Carlos Capinan e Torquato Neto, além de José Augusto e Geraldo Vandré, que se tornaria depois ferrenho opositor ao movimento. O álbum, que era uma antologia do trabalho de Gil até então, trazia a marca da cultura popular baiana, mas ainda não apresentava as inovações musicais e estéticas que marcariam o movimento tropicalista.
“Eu tinha que gravar todas essas coisas que fizeram sucesso porque as pessoas de uma certa forma exigiam, queriam ter o álbum de Gilberto Gil em casa com a sua obra”, explicou Gil à Cultura.
Com o término das gravações de Louvação, Gil aceitou um convite do Teatro Popular do Nordeste para passar um mês no Recife, onde, além de apresentar o show Vento de Maio, viu uma apresentação que o marcou profundamente. “Foi uma verdadeira revelação. Gil chegou a chorar, tamanha a emoção que sentiu, ao conhecer a Banda de Pífanos de Caruaru”, aponta Carlos Calado no livro Tropicália: a história de uma revolução musical.
Depois de conversar com o empresário Guilherme Araújo, que o acompanhou naquela viagem, Gil começou a elaborar o pensamento de misturar o que havia presenciado em Pernambuco com o que ouvia nos discos que chegavam de fora, em especial dos Beatles. Na volta daquela viagem, procurou Caetano e expôs suas inquietações.
Caetano Veloso - Foto: Acervo do Projeto Hélio Oiticica
Caetano Veloso compartilhava da preocupação de Gil. O primeiro LP dele, “Domingo”, lançado em julho de 1967 em parceria com Gal Costa e produzido por Dori Caymmi, apresentava composições dele próprio, Edu Lobo, Sidney Miller e da dupla Gilberto Gil e Torquato Neto. As músicas ainda transpareciam uma forte ligação com a bossa nova, uma insatisfação que Caetano expressa na contracapa do disco.
Acho que cheguei a gostar de cantar essas músicas porque minha inspiração agora está tendendo para caminhos muito diferentes dos que segui até aqui. [...] A minha inspiração não quer mais viver apenas da nostalgia de tempos e lugares, ao contrário, quer incorporar esta saudade num projeto de futuro.
Em entrevista à Rádio Cultura, Caetano define esse momento de transição entre a bossa nova e o que ele buscava com as novas composições:
Eu sentia que o que eu fazia era uma coisa muito mais ligada à morte do que à vida. Resolvi quebrar com as amarras a certas ideias abstratas de cultura, de nacionalidade e de pureza para conseguir me expressar de uma maneira mais rica e mais viva.
Caetano Veloso, dezembro de 1967
Filme Terra em Transe - Glauber Rocha, 1967
Liberdade
Ao assistir ao filme Terra em Transe, de Glauber Rocha, Caetano vivenciou um efeito parecido com aquele causado em Gil pela apresentação da Banda de Pífanos de Caruaru. A liberdade de Glauber para filmar tornou-se, então, um importante estímulo para o que Caetano viria a desenvolver. A isso se somaram outras referências repassadas ao baiano pela irmã Maria Bethânia, pelo escritor José Agrippino de Paula, autor de Panamérica, e pelo artista plástico Rogério Duarte: os programas televisivos apresentados por Roberto Carlos e Chacrinha.
Esse caldo de influências também traz a peça teatral O Rei da Vela, uma releitura de Oswald de Andrade feita por José Celso Martinez Corrêa. Gil e Caetano começaram a trabalhar novas composições, mirando os festivais de música que se aproximavam. Em entrevista para a Rádio Cultura, em junho de 1967, Gilberto Gil conta ter composto “umas três ou quatro músicas”.
“Eu tenho uma certa responsabilidade hoje sobre a música popular brasileira e devo fazer jus a essa responsabilidade que me foi dada”, disse Gil.
Os músicos buscaram inovações não apenas nas letras e nos ritmos, mas nos instrumentos. Gilberto Gil contou com apoio do maestro Rogério Duprat e da banda Os Mutantes para os arranjos da composição Domingo no Parque. Em uma entrevista para a Rádio Cultura em 1968, Duprat classificou o encontro como uma confluência. “Na verdade estava todo mundo querendo isso”, afirmou o maestro.
Caetano compôs a canção Alegria, Alegria com base na frase de um amigo de Danilo Caymmi, quando caminhavam pelas ruas de Copacabana. “Eu tô me sentindo nu, eu estou sem lenço e sem documento”, teria dito o amigo de Danilo.
“O que ele falou, eu associei logo às imagens que a gente vai vendo pela rua em Copacabana: revistas e anúncios luminosos, Coca-Cola e todas essas coisas da atualidade.”
Caetano Veloso à Rádio Cultura em dezembro de 1967
Para os arranjos da música, Caetano contou com a banda argentina de rock Beat Boys, sugerida pelo empresário Guilherme Araújo.
Os Mutantes e Gilberto Gil. Crédito: Acervo Iconographia
Baianos
Os baianos, como os músicos ficaram conhecidos, resolveram incorporar elementos da cultura pop nas músicas. A guitarra elétrica foi a principal sinalização disso. A empreitada provocou forte reação de músicos que defendiam uma pureza da música brasileira e eram contra o uso dos instrumentos elétricos. Elis Regina e Geraldo Vandré puxavam esse movimento, que culminou em uma passeata em São Paulo contra a guitarra elétrica. Em uma entrevista para a Rádio Cultura em 1968, Vandré afirmou que não concordava com as experiências promovidas pelos baianos.
No III Festival de Música da Record, em outubro de 1967, Caetano e Gil apresentaram composições acompanhados dos Beat Boys e de Os Mutantes, respectivamente. Ouça na voz da cantora Marlene, da Rádio Nacional, a história daquele festival:
“Depois do festival eu passei a gostar muito de Alegria, Alegria, porque o público traduziu para mim uma força que essa música tinha e que eu não sabia que ela teria. A relação dela com o público é uma relação viva”, comentou Caetano, em entrevista de 1967.
O empresário Guilherme Araújo, que exerceu significativa influência na guinada dos músicos baianos, considerou que o festival foi uma ruptura na carreira de Caetano: “Ele conseguiu criar um clima pop quando entrou em cena com os Beat Boys, impondo um som novo, uma tentativa nova”, afirmou à Cultura em dezembro daquele ano.
Logo após o festival, Alegria, Alegria passou a tocar com frequência nas rádios, e o disco compacto com a música alcançou 100 mil cópias vendidas.
A música
Capa do Disco Caetano Veloso, 1968
Com o sucesso alcançado no Festival da Record, Caetano e Gil começaram 1968 com o desafio de lançarem discos pela gravadora Philips, sob a produção de Manoel Barenbein. Caetano convidou para a empreitada o maestro Julio Medaglia, que levou seus parceiros Damiano Cozzela e Sandino Hohagen.
A música que Caetano escolheu para abrir o disco ainda estava sem nome. Após mostrá-la para Luís Carlos Barreto, que trabalhou como fotógrafo nos filmes de Glauber Rocha, veio a sugestão para batizá-la de Tropicália. A contragosto de Caetano, o nome ganhou respaldo do empresário Guilherme Araújo e do produtor Manoel Barenbein.
“Tropicália é uma música agressiva. Foi marco da nova fase do Caetano, onde tudo acontece”, disse Júlio Medaglia sobre a faixa em uma entrevista para a Rádio Cultura em 1969. Ele conta ainda que um improviso feito pelo baterista Dirceu para testar o microfone, durante a gravação, acabou virando a introdução da música: “Quando Pero Vaz de Caminha descobriu que as terras brasileiras eram férteis e verdejantes, escreveu uma carta ao rei. Tudo que nela se planta, tudo cresce e floresce”, foi a fala registrada pelo técnico de som Rogério Gauss.
Capa do Disco Gilberto Gil, 1968
Gilberto Gil levou a parceria com Rogério Duprat e Os Mutantes para o estúdio, além do trabalho com Torquato em Marginália 2, que se tornou uma das canções mais representativas do movimento.
O cantor também regravou Procissão, de seu disco anterior, com uma roupagem mais pop. Tanto o disco de Gil quanto o de Caetano têm capa ilustrada pelo artista plástico Rogério Duarte, que em 1964 havia criado o famoso cartaz para o filme Deus e o Diabo na Terra do Sol. Com aquelas experimentações batizadas de Tropicalismo, Gil, Caetano e Os Mutantes passaram a ser presença constante no programa televisivo Discoteca do Chacrinha – que teve uma edição especial para os tropicalistas chamada Noite da Banana e foi ao ar em 9 de abril de 1968.
Festival de 1968
Por insistência de Guilherme Araújo, Caetano compôs É Proibido Proibir com base no slogan do movimento estudantil francês. Para o arranjo, ele chamou o maestro Rogério Duprat e os Mutantes. Gil, por sua vez, repaginou uma antiga composição sua: Questão de Ordem, com participação dos Beat Boys.
Bastante vaiados nas eliminatórias do Festival Internacional da Canção (FIC), principalmente após o anúncio da classificação de É Proibido Proibir, Caetano Veloso e Os Mutantes foram recebidos por um público mais hostil na semifinal, realizada em 15 de setembro. Quando Caetano começou a provocar o público, ao subir no palco, a plateia se virou de costas para a apresentação, e Os Mutantes responderam virando-se de costas em cima do palco.
Caetano fez um discurso improvisado que marcou, definitivamente, aquele festival na história da música brasileira.
Mas é isso que é a juventude que diz que quer tomar o poder?
“Eu quero dizer ao júri: me desclassifique. Eu não tenho nada a ver com isso”, esbravejou Caetano ao deixar o auditório do Teatro da Pontifícia Universidade Católica (Tuca) antes do anúncio das músicas classificadas daquela noite. O presidente da gravadora Philips, André Midani, não perdeu tempo e lançou um disco compacto com a versão da música É Proibido Proibir, ao vivo, que incluía o enfurecido discurso de Caetano. As filmagens daquela noite, porém, se perderam.
Tropicália na TV
Após a explosiva apresentação no FIC, os tropicalistas fizeram uma curta temporada na boate Sucata, no Rio de Janeiro, durante nove dias. A série de shows terminou censurada e interrompida por agentes do Estado.
Naquele momento, o empresário Guilherme Araújo conseguiu fechar com o diretor musical da TV Tupi, Fernando Faro, um acordo sobre o programa de TV que os tropicalistas tentavam tirar do papel desde o início daquele ano. O nome seria Divino Maravilhoso, homônimo à composição de Gil e Caetano inscrita para Festival da Record que ainda seria realizado naquele ano.
Caetano em gravação do programa Divino Maravilhoso - Foto: Divulgação Bossa Nova Filmes
Com concepção geral e roteiro de Caetano e Gil, Divino Maravilhoso tinha direção de imagens de Antônio Abujamra e Cassiano Gabus Mendes. O primeiro episódio foi ao ar em 28 de outubro, com a mesma performance apresentada na boate Sucata, e a presença dos artistas Jorge Ben e Gal Costa.
Censura
Na edição daquele ano do Festival da Record, realizada em novembro, a música Divino Maravilhoso foi interpretada por Gal Costa. Pouco antes do início da competição, Tom Zé e Os Mutantes tiveram que negociar com a censura a liberação de algumas canções que haviam sido inscritas na competição.
São, São Paulo
“Na primeira vez que foi à censura, a música foi toda proibida; na segunda vez foi toda liberada. Depois já estava dada como liberada quando um censor veio rever todo o festival, fez alguns cortes. E eu estive lá depois na censura e acertei os babados”, contou Tom Zé sobre a música São, São Paulo à Rádio Cultura em 1968.
Dom Quixote
Sérgio Dias, Rita Lee, Nara Leão e Arnaldo - Foto: Acervo do Museu da Imagem e do Som de São Paulo
“Sabe o que eles falaram, que o Sancho era o governo que ia cair, e o Dom Quixote era alguém que ia subir no comando. Inventaram mil coisas que não tem nada que ver”, contou Rita Lee à Cultura, em 1968, sobre a música Dom Quixote.
Em entrevista à Cultura, Torquato Neto falou sobre a diversidade das músicas da Tropicália que agora eram definitivamente incorporadas ao festival: “Cada música é uma proposta diferente nesse festival, então você pega o que você quiser e trabalha conforme as tuas necessidades”, afirmou o poeta.
Fim prematuro
Baseado no improviso e com apresentações provocativas, o programa Divino Maravilhoso deveria ser exibido semanalmente até o fevereiro de 1969, quando acabava o contrato com a TV Tupi. A última edição, entretanto, foi ao ar em 23 de dezembro, dez dias após o decreto do Ato Institucional número 5 (AI-5) pelos militares. Nesse programa, Caetano Veloso cantou a marchinha Boas Festas, de Assis Valente, apontando um revólver contra a própria cabeça.
Cinco dias depois, ele e Gil foram presos sob o pretexto de terem cantado de forma profana o Hino Nacional e desrespeitado a bandeira brasileira durante show na boate Sucata. Isso porque, no palco, estava uma imagem do artista plástico Hélio Oiticica, na qual um bandido conhecido como “Cara de Cavalo” aparece deitado no chão com a inscrição: “Seja marginal, seja herói”.
Posteriormente, Gil e Caetano foram inocentados das acusações. Porém, ambos só voltaram de vez para o Brasil em 1972.
Caetano Veloso - Foto: Acervo do Projeto Hélio Oiticica
“O nome de um movimento só existe enquanto o movimento existe, e o Tropicalismo não existe mais como movimento [...] O que a gente faz hoje é irresponsável em relação ao movimento tropicalista”, afirmou Caetano em um programa da TV portuguesa em 1969, quando seguia para o exílio em Londres.
Onde está o Divino Maravilhoso?
O programa de TV Divino Maravilhoso, concebido e protagonizado pelos tropicalistas no auge de sua potência artística, tem até hoje seu registro audiovisual dado como perdido. “Pelo que sei, as fitas do programa Divino Maravilhoso foram destruídas, na época. Se sobrou algo, devem ser fragmentos eventuais de algum programa”, afirma o escritor Carlos Calado.
Divino-maravilhoso - Foto: Paulo Salomão, Editora Abril
Marcelo Machado, que contou com o trabalho dos pesquisadores Eloá Chouzal e Antônio Venâncio para realizar seu documentário, foi até a Cinemateca Brasileira em São Paulo, responsável pela digitalização do acervo da TV Tupi, emissora que exibiu o programa, mas também não encontrou registros. Apesar disso, o diretor do filme Tropicália se mostra otimista em relação a esse material. “Nem todas as [fitas] quadruplex que estão no acervo da Cinemateca foram digitalizadas. Eu sempre fico com uma esperança de que um dia, quando terminarem de digitalizar esse material, o Divino Maravilhoso apareça.”
A afirmação de que os negativos com as filmagens do programa Divino Maravilhoso teriam sido destruídos partiu do próprio diretor do programa na época, Fernando Faro. Com a prisão de Gilberto Gil e Caetano Veloso no final de 1968, o diretor teria queimado o material, como forma de preservar os músicos.
Rádio MEC: 50 anos da Tropicália
Música, mémória e bate-papo dão o tom dos programas do especial 50 anos da Tropicália, da Rádio MEC, que revisita um dos mais importantes movimentos da cultura brasileira na segunda metade do século XX. Ouça todos:
A foto da capa
A capa do disco Tropicália ou Panis et circenses é ponto de partida para mostrar como cada artista chegou ao álbum. O programa conta os fatos e datas emblemáticos para a construção do movimento.
Um movimento e seus poetas
Torquato Neto, Capinan, Oswald de Andrade, Haroldo de Campos, Augusto de Campos, Décio Pignatari, Caetano e Gil: os poetas e a poesia que influenciou e deu forma às canções da Tropicália.
Vanguardas artísticas
Glauber Rocha, Rogério Duarte, Hélio Oiticica, Zé Celso e Rubens Gershman são alguns dos nomes apresentados para mostrar a relação do cinema, do teatro e das artes plásticas com a Tropicália.
A revolução nos costumes
O programa apresenta as canções de temática comportamental mais evidente na Tropicália, os valores burgueses em questão, a revolução sexual e os vestígios da repressão política.
Herdeiros tropicais
Onde, na música atual brasileira, há sinais de Tropicália? O último programa da série reúne entrevistas e uma seleção musical com artistas como Céu, Lucas Santana e Pedro Luis.
Morte e vida Tropicália
Após a prisão de Caetano e Gil no final de 1968 e o exílio de ambos no ano seguinte, foi decretada a morte do movimento tropicalista que havia nascido há pouco mais de um ano. Apesar de ter acabado enquanto movimento, os efeitos do Tropicalismo continuaram a reverberar por meio de artistas que permaneceram no Brasil.
Gal Costa teve o papel de manter vivas as ideias do movimento, segundo Carlos Calado, autor do livro Tropicália: a história de uma revolução musical. “Gal ajudou a aplicar essas ideias ao cenário da música brasileira no final dos anos 60, início dos 70. Foi como se ela cuidasse da primeira grande fornada de canções, foi a primeira grande intérprete surgida a partir da explosão da Tropicália”, afirmou o autor em entrevista à Agência Brasil.
Gal já havia gravado com Caetano o disco Domingo (1967) e participou do disco-manifesto do movimento Tropicália ou Panis Et Circensis interpretando a canção Baby, mas foi no IV Festival da Record, em novembro de 1968, que ela se colocou pela primeira vez como intérprete daquele movimento, quando conquistou o terceiro lugar com a defesa de Divino, Maravilhoso, composição de Gil e Caetano.
Gal Costa durante apresentação no IV Festival da MPB, Rede Record de 1968 - Foto: Acervo do MIS
Além de apresentar em seu repertório as canções de Gil e Caetano no exílio, o repertório de Gal Costa incorporou músicas de Jards Macalé e Wally Salomão, que também orbitavam em torno do movimento tropicalista. “São músicos que foram diretamente influenciados pela Tropicália, são praticamente da mesma geração, e de alguma maneira mantiveram essa nova maneira de encarar o repertório da música brasileira”, considera Calado.
Outro músico que permaneceu atuante no Brasil naquele momento e que carregava em sua música os ideais do Tropicalismo era Jorge Ben, que esteve com os tropicalistas como convidado do programa Divino Maravilhoso. “Jorge se tornou um símbolo, um mito e um mestre para nós”, escreveu Caetano em Verdade Tropical. Para o compositor baiano a canção Se manda, de Jorge Ben, expressava todas as ambições tropicalistas.
Jorge Ben se apresenta no IV Festival da MPB, Rede Record de 1968 - Foto: Acervo do MIS
“Um híbrido de baião e marcha-funk, cantado e tocado com uma violência saudável e uma natural modernidade pop que nos enchiam de entusiasmo e inveja[...] era a encarnação dos nossos sonhos. Parecia-me que minha Tropicália era mera teoria, em comparação”, escreveu Caetano, que estende as considerações sobre a faixa contida no disco Bidu (1967) para toda a produção de Jorge Ben do final dos anos 60.
Em 1969, com o tropicalismo já fora de cena, o compositor carioca lança o disco Jorge Ben com a música País Tropical, uma de suas composições mais conhecidas, seguido por Força Bruta (1970) e Negro é Lindo (1971).
Para o pesquisador Frederico Coelho, professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio), artistas como Hélio Oiticica, Wally Salomão, Torquato Neto, Jards Macalé e Luiz Melodia, além dos cineastas Rogério Sganzerla e Júlio Bressane, após o fim do movimento, optaram por permanecer em um caminho de radicalização do discurso. “Esses artistas começam a dar uma guinada para um novo campo de ação em que a ideia de marginal era presente. Eles fizeram uma opção de ocupar um lugar na discussão da cultura brasileira à margem do que era oficial”, afirmou em entrevista à Agência Brasil.
Legado
A Tropicália não deixou herdeiros diretos do movimento, mas abriu possibilidades criativas no campo artístico que acabaram permeando o trabalho de diferentes gerações de artistas que vieram após o movimento. Essa é a opinião dos entrevistados pela Agência Brasil sobre o tema.
Carlos Calado considera que o tropicalismo era encarado por seus integrantes como uma estratégia de momento e que, após o término do movimento, passou a funcionar como uma utopia do que os tropicalistas buscavam naquele determinado momento para a cultura brasileira. Ele considera que a liberdade estética conquistada pelos tropicalistas foi estendida, de alguma forma, às gerações seguintes.
A gente sabe que a Tropicália realmente deixou uma influência forte e que, de alguma maneira, teve um efeito sobre as gerações posteriores. O importante era criar um efeito de se ver a cultura de uma outra maneira e, a partir dali, cada um caminhava na sua.
Para o jornalista Paulo Roberto Pires, o movimento foi uma estratégia bem planejada, apesar de conter alguns elementos de acaso. “Ninguém tava ali a passeio. Eles sabiam o que estavam fazendo, não se sabia a extensão que atingiria. [A Tropicália] Muda tanta coisa que você vê resquícios disso em tudo, contemporaneamente você vê pistas disso, artistas que talvez não fossem possíveis sem a Tropicália”.
Para o compositor Salgado Maranhão, a Tropicália deixou elementos que podem ser utilizados em diferentes campos artísticos. “Criaram tantas coisas que não foram decodificadas ainda criativamente, que são chaves pra você a partir daí desdobrar, desde as artes visuais à própria poética em si. Então eu acho que muitos caminhos ainda são possíveis através da Tropicália”.
Já o poeta e compositor Antônio Cícero entendeu que a Tropicália funcionou no sentido de ampliar as possibilidades no campo artístico. “A Tropicália abriu caminho para coisas diferentes. Não existe só um estilo tropicalista. Tem a ver com o que Oswald [de Andrade] dizia sobre a antropofagia: a gente tem que devorar tudo”.
Na mesma direção, o jornalista, poeta e documentarista Paulo José Cunha, primo do tropicalista Torquato Neto, diz o legado da Tropicália está na liberdade de criação proposta pelo movimento.
“O mais permanente da Tropicália é exatamente a possibilidade de se trabalhar em qualquer área com a mais absoluta liberdade; as amarras das formas tradicionais foram desatadas ali. Esse é o substrato mais forte, a coisa mais importante que resistiu e que deve imperar na produção artística brasileira”, afirma.
Expediente
Tropicália: 50 anos
Realização: Portal EBC e Agência Brasil, em parceria com Rádio MEC AM e FM. Apoio da Rádio Cultura de São Paulo.
Concepção e pauta: Ana Elisa Santana Leandro Melito
Produção: Leandro Melito
Reportagem: Leandro Melito Ana Elisa Santana Sueli de Freitas
Acervo e pesquisa: Alberto Luiz da Silva Santos Celso Serrão / Acervos EBC
Cinegrafia: Câmera: Robson Gomes Auxiliar: Elias de Oliveira Videos: Acervo EBC
Edição de texto: Luiz Cláudio Ferreira Carolina Pimentel Davi Oliveira Noelle Oliveira
Edição de áudios: Ana Elisa Santana Leandro Melito
Design e implementação: Daniel Dresch
Gerência de Estratégia em Jornalismo Web: Liliane Farias
Coordenação: Noelle Oliveira
Gerência de Estratégia em Redes: Simone Capovilla
Coordenação: Daniel Dresch
Equipe Rádio MEC:
Gerente Rádio MEC: Thiago Regotto
Apresentação:Raquel Ricardo
Produção:Adriana Ribeiro Carlos Soca Demarie Henriques
Livros:
Tropicália: a história de uma revolução musical, de Carlos Calado. Editora 34.
Gilberto Bem Perto, de Gilberto Gil e Regina Zappa. Editora Nova Fronteira.
Torquatália (Geléia Geral) e Torquatália (Do lado de dentro), de Paulo Roberto Pires. Editora Rocco.
Noites Tropicais, de Nelson Motta. Editora Objetiva.
Uma noite em 67, de Renato Terra e Ricardo Calil. Editora Planeta.
Documentário:
Tropicália, de Marcelo Machado (2012) - Bossa Films.
Agradecimentos:
Rádio Cultura de São Paulo (produtor Vanderley Cunha), Produtora Bossa Films, Museu da Imagem e do Som de São Paulo e Projeto Hélio Oiticica.
Rita Lee e os Mutantes - Foto: Acervo do Museu da Imagem e do Som de São Paulo
Os Mutantes - Arnaldo Batista, Rita Lee e Sérgio Dias
Trio formado por Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias, o grupo Os Mutantes surgiu para o grande público no Festival da Record. Apresentados pelo maestro Rogério Duprat a Gilberto Gil, eles subiram ao palco ao lado do baiano para a icônica performance da música Domingo no Parque. Inspirados no rock internacional que despontava com o sucesso dos Beatles, eles tinham estilo e visual que lembrava as bandas londrinas. “A ideia de invadir a praia dos emepebistas com guitarra e baixo elétrico atraiu os garotos. Farra e provocação eram com eles mesmos”, afirma Carlos Calado no livro Tropicália: A história de uma revolução musical.
Após o festival de 1967, eles participaram de discos de Gil, Caetano e Duprat, e passaram a ser chamados para participações em programas de TV. Aos poucos se tornaram fundamentais para a Tropicália: no álbum coletivo, eles estão presentes em cinco faixas; sendo Panis et Circencis um marco que já trazia as experiências sonoras que seriam mostradas no LP do grupo, e é reconhecido até hoje com uma de suas mais importantes canções.
Para a foto da capa, Rita Lee deu ainda palpites no figurino de alguns dos músicos.
Autor da música que dá o nome ao Movimento Tropicalista, Caetano Veloso foi um dos maiores responsáveis pela representação poética dos contrastes brasileiros nas músicas do disco, clima que ele havia percebido na atmosfera do filme Terra em Transe, de Glauber Rocha. O poeta Torquato Neto, à época, já apontava a relevância e qualidade das composições do músico baiano: "A poesia de Caetano em música é (...) a mais rica, mais sugestiva, que indica mais caminhos", disse em entrevista à Rádio Cultura de São Paulo em 1968, meses após o lançamento do disco coletivo.
Gilberto Gil também aponta o amigo Caetano como mentor do movimento: “Caetano começa a convocar, começa a articular. Aí vem o guerreiro, o líder, o leão, leonino que ele é. E vamos lá com Tom Zé, Capinan, Rogério Duprat, Rogério Duarte. Convocamos Gal e Nara, e fomos fazer o disco Tropicália”, afirma em sua biografia Gilberto bem perto.
Veloso coordenou todo o projeto e selecionou o repertório do disco Tropicália ou Panis et Circencis. É o compositor de faixas desse álbum que são marcos da Música Popular Brasileira, como Panis et Circencis e Baby, além de interpretar a icônica Coração Materno, letra de Vicente Celestino.
Tom Zé - Foto: Acervo do Museu da Imagem e do Som de São Paulo
Tom Zé
A irreverência e personalidade irônica do músico baiano Tom Zé foram fundamentais para o movimento tropicalista. No álbum Tropicália, ele é responsável pela composição e interpreta a música Parque industrial. É possível perceber o tom de protesto que havia na canção Tropicália, composição de Caetano que acabou sendo deixada de fora da seleção para o disco-manifesto.
À época da explosão da Tropicália, Tom Zé não sabia se poderia se encaixar como um integrante, de fato, do movimento: “Nunca procurei me preocupar nem me definir como sendo, não sendo. Gosto muito do trabalho deles, trabalho ao lado deles mas definição fica para as pessoas interessadas”, afirmou, em 1968, à Rádio Cultura.
O músico não teve tanto reconhecimento quanto os demais tropicalistas, mas ainda assim seguiu de forma tímida sua carreira solo até, na década de 1990, ser redescoberto por David Byrne. Relembre a história no especial Tom Zé 80 anos.
Rogério Duprat é um dos nomes mais importantes do Tropicalismo. O maestro carioca esteve presente em dois momentos fundamentais em que o movimento começava a tomar forma: escreveu a parte orquestral da música Domingo no Parque, e sugeriu a Gil que chamasse Os Mutantes para a apresentação do Festival da Record de 1967.
Mais do que isso, o maestro carioca compreendeu a atmosfera inovadora que as ideias e criações ansiavam naquele momento, e conseguiu traduzir tudo em arranjos marcantes que, segundo Carlos Calado, fazem o disco-manifesto parecer moderno até hoje. “Duprat trouxe procedimentos da música contemporânea, da música de vanguarda e toda a experiência que ele tinha como arranjador; o que fez com que esse disco fosse uma coisa assim tão moderna e também experimental. É um disco que acho que não envelhece”, afirma.
Na foto de capa, Duprat segura, como xícara de chá, um penico: objeto que havia sido encontrado dias antes na casa de uma tia. A ideia, que dá uma mostra da talentosa irreverência do maestro, chegou a ser interpretada como uma citação ao artista dadaísta Marcel Duchamp.
Artista que na década de 1960 já era conhecida por sua colaboração para a Bossa Nova, a capixaba Nara Leão “descobriu” os baianos Caetano Veloso, Gilberto Gil e Maria Bethânia em um show na Bahia e foi responsável, meses depois, pela ida deles ao Rio de Janeiro, ao convidá-los para o espetáculo Opinião.
Nara se juntou aos tropicalistas em um momento que estava afastada da TV, desgostosa do mercado fonográfico, e sentiu com eles poderia seguir seus impulsos musicais. Chegou a ser acusada de oportunista por se unir aos baianos após trabalhar com a bossa nova e as canções de protesto, mas em uma entrevista à TV Record afirmou: “Acho que sou inteligente. Sei observar as coisas interessantes na hora em que elas aparecem. Só isso”.
No disco coletivo, ela interpreta Lindoneia, um bolero que ela mesma sugeriu a Gil e Caetano, inspirada em um quadro do pintor Rubens Gerchman chamado Lindoneia ou a Gioconda do Subúrbio.
Gal Costa - Foto: Acervo do Museu da Imagem e do Som de São Paulo
Gal Costa
O início da carreira de Gal Costa coincide com a explosão da Tropicália: a interpretação que a cantora baiana fez para Baby, letra e música de Caetano Veloso, foi o primeiro grande sucesso em sua voz, e se tornou um clássico da MPB. No disco-manifesto ela também interpreta a músicas Mamãe, Coragem e participa de Parque Industrial. No ano seguinte, em 1969, ela emprestou a voz a outra grande representante do movimento: a canção Divino Maravilhoso, que foi nome também do programa de TV dos tropicalistas.
A participação de Gal no tropicalismo se transformou em elemento de resistência, segundo Carlos Calado, uma vez que ela se manteve cantando após o lançamento do disco, em um Brasil que passava pela ditadura militar. “Gal participou de festivais já quando Caetano e Gil estavam exilados e continuou fazendo shows que foram muito importantes; de alguma maneira mantendo [...] as coisas que o Caetano e o Gil faziam lá fora, mantendo esse repertório e essa bandeira vivos”, diz.
Poeta e letrista piauiense, Torquato Neto inicialmente demonstrou certa descrença em relação ao movimento tropicalista, mas acabou se unindo ao grupo e é compositor de duas das músicas de Tropicália: Geleia Geral, ao lado de Gil, e Mamãe, Coragem, da qual divide a autoria com Caetano.
Em 1967, Gilberto Gil falou à Rádio Cultura sobre sua relação e admiração pelo poeta: “Torquato é um rapaz que por sinal não é baiano, é do Piauí mas viveu na Bahia muito tempo. Foi meu colega de ginásio lá nos Maristas em Salvador, e é um rapaz muito ligado às tradições e à cultura regional daquela zona lá da Bahia”.
O biógrafo Paulo Roberto Pires acredita que ele era um grande observador do movimento, mas transitava bem em meio às divergências musicais da época. “Ele andava tanto por todos os lugares que é muito difícil estabelecer um lugar para ele, dizer que este é o papel. O papel dele era pairar no meio disso, na época e depois”, diz.
As inquietações musicais de Gilberto Gil resultaram na apresentação de Domingo no Parque, no Festival da Record de 1967, elaborada a partir da mistura da tradicional MPB com o som do berimbau e a força da guitarra elétrica. Inspirado pelo disco Sgt Peppers Lonely Heart’s Club Band, dos Beatles, e as mais diversas misturas presentes na cultura brasileira, ele estimulou os amigos músicos a seguir com as experimentações que resultaram no álbum Tropicália.
Gil participou da produção da maior parte das canções do álbum, onde é responsável, entre outras faixas, pela letra de Geléia Geral, canção manifesto que fundia rock e baião e desenhava um painel alegórico do país. O músico baiano afirmava que a Tropicália seguia uma tendência de constante evolução da arte. “ (...) a nossa linguagem vem se modificando musical e literariamente… é uma tentativa de encontrar uma coisa nova, que ainda não esteja diluída”, afirmou em 1968 à Rádio Cultura.
O também baiano José Carlos Capinan assina ao lado de Gilberto Gil a música de abertura do disco Tropicália, Miserere Nobis.
Para ele, o tropicalismo foi um movimento complexo, e não apenas uma mistura de pessoas e estilos. "Tem Luiz Gonzaga no meio, tem João Gilberto, tem uma visão de terceiro mundo incluída, tem todo um sentido de uma cultura antropofágica", afirmou à Rádio Cultura em 1970, quando a Tropicália já havia acabado.
Na mesma entrevista, ele lembrou que a liberdade para criação era uma grande força que conduzia o movimento, e isso foi determinante na qualidade artística da produção dos tropicalistas. "Não havia nenhum bitolamento estético, nenhuma conceituação a priori que orientasse a criação no sentido de viabilizar isso", disse.
A ideia foi toda dada pela Nara, por ela mesma, como ela queria. Então, a música é praticamente minha, do Caetano e dela, além de ser do Gershman também, que foi quem fez o quadro Lindonéia, no qual a Nara se inspirou pra nos pedir que fizesse a música.
É uma cantiga antimamãe, antiedipiana, mas ela resultou nisso, e hoje em dia eu acho muito bom, embora eu, quando fiz, quando escrevi, eu tivesse mais a intenção de fazer uma canção nordestina.
Bat Macumba é um poema concreto que nós fizemos uma noite brincando, [...] nós pegamos uma frase – bat macumba iê-iê, bat macumba oba - e resolvemos, por brincadeira mesmo, ir suprimindo frase... sílaba por sílaba.