Participação da
sociedade na EBC

A EBC é uma empresa pública de comunicação criada em 2007 para fortalecer o sistema público de comunicação. É responsável por gerir dois canais de televisão, duas agências de notícias, um portal Web e oito emissoras de rádio. Também tem como papel articular e implantar a Rede Nacional de Comunicação Pública.

Deslize o mouse para continuar



* última atualização em 2015

Objetivo

O objetivo desta página é oferecer um passo a passo para estimular a participação da população e dar total transparência aos caminhos já existentes entre a EBC e o seu público. Quanto maior for esta participação, maior será o apoderamento social da comunicação pública pelas pessoas.

Entenda o papel da EBC

É papel da EBC fomentar a produção artística e cultural independente do país, priorizando a regionalização destes conteúdos. São filmes, novelas, séries, documentários, entre vários outros gêneros produzidos pela população que devem circular pelos diversos veículos da empresa.

 

Um pouco mais da empresa

A EBC foi criada em 2007 para fortalecer o sistema público de comunicação. É gestora do canal TV Brasil, da Agência Brasil, da Radioagência Nacional e do sistema público de Rádio.

Jornalismo

O interesse da sociedade brasileira é o foco essencial do jornalismo da EBC, que deve se colocar a serviço do direito dos cidadãos à informação correta e qualificada, à comunicação plural e diversificada e à liberdade de pensamento, opinião e consciência. Para isso, a participação da sociedade é fundamental. Qualquer pessoa pode enviar uma sugestão de pauta para a EBC ou entrar em contato com nossas redações.

FALE COM A REDAÇÃO

Ouvintes

Brasília e Rio de Janeiro atendem aos ouvintes das rádios recebendo sugestões de música, pautas, pedidos de recados e outras informações.

PARTICIPE DOS PROGRAMAS

Ouvidoria

A Ouvidoria da EBC faz a ponte entre as críticas, elogios e demandas do cidadão com os diretores e responsáveis pelas informações e serviços da empresa.

FALE COM A Ouvidoria

Usuários da Web

No Twitter, Facebook, Google Plus e YouTube, os perfis da EBC na Rede, da TV Brasil e das Rádios EBC geram conteúdo para mídias sociais de acordo com a linguagem de cada plataforma, interagem com o público e acompanham os assuntos do momento, para gerar novos conteúdos relacionados, de acordo com a vocação da comunicação pública. Por meio dessas plataformas, o público interage com programas e produções de rádio, web, TV e agências, sugere pautas, elogia, faz sugestões e críticas.

Siga os perfis da EBC

AS FORMAS DE PARTICIPAÇÃO

Institucionais

SIC/LAI

A Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527), sancionada no dia 18 de novembro de 2011, garante o direito constitucional aos cidadãos de amplo acesso às informações dos órgãos públicos. Na página do Portal da EBC, através do ícone do Sistema de Informações ao Cidadão (SIC), pode-se acessar as páginas explicativas e os links para as informações relacionadas à EBC. Se não encontrar o que procura, envie um pedido de informação, clicando na palavra SIC, na barra ao alto da página, e você será direcionado à página do Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão, onde um passo-a-passo explicativo vai ajudar a fazer o primeiro acesso. O pedido de informação também pode ser feito presencialmente, na sede a EBC, pelo telefone (61) 3799-5580, ou ainda por e-mail clicando no botão abaixo.

Acesse

Quer usar nossos conteúdos?

Agência Brasil

Agência Brasil

_

_

A Agência Brasil é um veículo público de notícias na internet que se destina a cobrir os fatos de interesse da sociedade brasileira e visa contribuir para a formação crítica das pessoas e a promoção da cidadania.

Radioagência Nacional

Radioagência Nacional

_

_

Disponibiliza gratuitamente conteúdos radiofônicos para emissoras públicas, comunitárias e privadas. Entre os conteúdos disponibilizados estão matérias, entrevistas, especiais, spots, radionovelas e programetes.

Central de Conteúdos

Central de
Conteúdo

_

_

A Central de Conteúdo tem como objetivo centralizar o acesso aos conteúdos da Radioagência Nacional e da Agência Brasil, apresentando ambos de forma integrada, dando a possibilidade de downloads de textos, de fotos em alta resolução e de áudios.

Portal EBC

Portal EBC

_

_

O Portal EBC apresenta conteúdos próprios da plataforma web, dialogando em tempo real com os temas em debate na sociedade e apresentando serviços em formatos de conteúdos explicativos, especiais multimídia e outros.

Rede Nacional de Comunicação Pública

Entidades públicas ou privadas que explorem serviços de comunicação ou radiodifusão pública podem fazer parte da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), gerida pela EBC. Essas emissoras devem estabelecer cooperação com a EBC, mediante convênios ou outros ajustes, desde que concordem e se submetam aos princípios estabelecidos pela Lei de criação da EBC.

Para saber como fazer parte da Rede, mande um email para

rncp@ebc.com.br


Ou fale com a gente no telefone abaixo

(11) 3545-3002


milhões
de reais investidos na produção
independente nacional
2009-2014

milhões
de reais investidos em aquisições de conteúdos nacionais
para a TV Brasil

mil
participações da sociedade
na Ouvidoria da EBC
2008/2015

vídeos exibidos no quadro
"Outro Olhar" da TV Brasil
2007-2015

Produtores de Conteúdo

Banco de Projetos

O Banco de Projetos EBC é uma plataforma online para recebimento de propostas de coprodução de conteúdos independentes. Trata-se de um modo simplificado e sustentável de submissão de projetos para realização de programas com conteúdos artísticos, educativos e culturais a serem transmitidos nos veículos da Empresa Brasil de Comunicação.

Mais informações

Pitchings

Os Pitchings são editais públicos para seleção de projetos específicos de acordo com as necessidades da EBC. É uma modalidade prevista pela Lei 8666/93 (concurso) como instrumento preferencial para garantir, de forma democrática e transparente, a participação dos produtores audiovisuais independentes na programação da televisão pública. Já foram realizados seis pitchings entre 2009 e 2014 e é uma perspectiva a ser perseguida e ampliada. Para acompanhar o lançamento de novos pitchings pela EBC escreva para pitchings@ebc.com.br ou entre em contato pelo telefone (21) 2117-6839.

Linha de Produção de Conteúdos para a Televisão Pública

Em parceria com a ANCINE e a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, a EBC é responsável pela execução da Linha de Produção de Conteúdos para a Televisão Pública do Fundo Setorial do Audiovisual, voltada, inicialmente, ao campo público de televisão. São 60 milhões de reais distribuídos por meio de cinco editais regionais.

Conheça mais

Conteúdo Colaborativo

A EBC abre canais para que o público participe diretamente de sua programação, enviando conteúdos colaborativos. No portal EBC, as produções da sociedade se concentram em www.ebc.com.br/colaborativo. Podem ser enviados textos, fotos, vídeos e áudios. São incluídos conteúdos de pessoas físicas, de organizações da sociedade civil ou de veículos que produzem conteúdos em licenças livres.

Envie sua matéria

Serviços e Negócios

A EBC é uma empresa capaz de prestar diversos serviços de comunicação a clientes públicos e privados. Entre em contato pelo telefone:

(61) 3799-5446