PALCO

Confira o vídeo com o show Música Negra Brasileira, realizado no Circo Voador, e os preparativos do espetáculo

Música Negra Brasileira

Assista ao especial da TV Brasil na íntegra

Making Of

Saiba como foi a concepção do espetáculo

MÚSICA E CONSCIÊNCIA

Conheça as histórias das canções apresentadas no especial da TV Brasil e sua importância para a história da música brasileira

  • Que bloco é esse

    Paulinho Camafeu

    A canção remete às origens do Ilê Ayê, mais antigo bloco afro da Bahia. Foi apresentada pelo grupo em sua estreia no carnaval de Salvador, em 1975. Foi gravada por Gilberto Gil no álbum Refavela (1977).

  • Que Beleza

    Tim Maia

    É um marco da conversão de Tim Maia para a seita conhecida como Cultura Racional, de 1975 a 1977. Outras músicas da época são "Rodésia", “Imunização Racional” e outras.

  • Sou Negro

    Ed Wilson e Getúlio Cortes

    O primeiro álbum de Tony Tornado traz atitude inspiradas no movimento negro americano. Letras de canções como “Sou Negro” levaram o artista a ser perseguido pela ditadura e exilado de 1970 a 1972.

  • Zumbi

    Jorge BenJor

    A canção é um libelo contra o racismo e narra cenas da escravidão no Brasil e o sonho de chegada de Zumbi dos Palmares, líder negro que lutava contra a sociedade escravocrata brasileira.

  • Essa é pra tocar no baile

    B Negão

    A canção do segundo disco de Bnegão & os Seletores de Freqüência faz referências explícitas às músicas dos bailes black, dos bailes funk e das trilhas sonoras que botam fogo no salão.

  • Liberou Geral

    Macau e Sandra de Sá

    A canção homenageia as festas e a música negra brasileira, das rodas de samba aos bailes da periferia onde como a letra diz: “O povo balança, se lança vai ao chão“.

  • Na rua, na chuva, na fazenda

    Hyldon

    A canção dá nome ao primeiro disco de Hyldon, considerado um dos clássicos do soul brasileiro. O disco só seria lançado em 1975, apesar do sucesso que a faixa-título fazia nas rádios desde 1973.

  • As dores do mundo

    Hyldon

    A balada romântica foi o segundo sucesso da carreira de Hyldon. Foi lançada em um compacto de 1974 e seu sucesso estimulou a gravadora a finalmente levar o primeiro LP do músico a público.

  • Hermes Trimegistro

    Jorge Benjor

    Canção do álbum A Tábua de Esmeraldas, a letra reúne citações da ciência mística da alquimia. Assim como “Zumbi”, a música ganhou versão eletrificada no disco África Brasil, também de Benjor.

  • Sossego

    Tim Maia

    Depois da fase Racional, em 1978, o síndico da música brasileira lança “Tim Maia Disco Club”. Um dos maiores hits do álbum foi “Sossego”, versão de “Boot leg” dos americanos Booker T and the MG’s.

  • Testando

    Ellen Oléria

    A canção apresenta a realidade atual da mulher negra da periferia: “Andando na rua de noite muita gente branca já fugiu de mim / A minha ameaça não carrega bala mas incomoda o meu vizinho”

  • Pé de Meia

    Sandra de Sá

    A música abre o primeiro disco de Sandra de Sá, Demônio Colorido, de 1980. A canção tem uma levada entre o soul e o bolero.

  • Vìtimas do Mundo

    BNegão e Macau

    A balada política composta por Macau faz parte do seu álbum "Macau, do jeito que sua alma entende" e fala da violência sofrida pelos mais pobres. No disco e no especial a canção tem participação de BNegão.

  • Funk até o caroço

    B Negão, Muzak, Gracindo e Flávio

    Uma verdadeira celebração dos diferentes tipos de funk que já tomaram conta dos bailes no Rio de Janeiro. Tanto que o clipe reunia alguns personagens do Baile do Soul da Baixada Fluminense.

  • BR 3

    Antonio Adolfo e Tibério Gaspar

    A canção foi vencedora do V Festival Internacional da Canção (FIC), em 1970, Tony Tornado a apresentou com um sol pintado no peito, representando a luta por igualdade racial. A letra narra os perigos da rodovia.

  • Descobridor dos sete mares

    Gilson Mendonça e Michel

    A música foi lançada por Tim Maia no LP O descobridor dos sete mares, de 1983, tornando-se um dos maiores sucessos da carreira do cantor.

  • Joga fora no lixo

    Michael Sulivan e Paulo Massadas

    Um dos maiores sucessos da carreira de Sandra de Sá, a música foi gravada em 1986 e fala sobre relacionamentos que não estão dando certo.

  • Olhos Coloridos

    Macau

    Composta em 1981, a canção conta a história de repressão policial racista que o compositor Macau e um amigo sofreram no mesmo ano no Rio de Janeiro. Tornou-se um hino da afirmação racial e foi regravada várias vezes e em diversos idiomas.

PALAVRA DE ARTISTA

Os convidados do show Música Negra Brasileira falam sobre a importância da afirmação da cultura afro-brasileira e sobre o papel da música na formação de consciência. Clique nas imagens e confira as entrevistas

Sandra de Sá

"O brasileiro está mais consciente"

Tony Tornado

"As escolas não contam a história da África"

Hyldon

"Tim Maia tinha um grito de muitas Áfricas"

B Negão

"Sou um militante do afrofuturismo"

Ellen Oléria

"Nossa geração viu uma mobilização nacional contra o preconceito"

HISTÓRIA

O acervo da TV Brasil reúne histórias e depoimentos incríveis sobre a música negra no Brasil e seu papel como
formadora da identidade afro-brasileira.

Mas o que é Black Music?

A chegada da black music no Brasil

Quem foi Big Boy

O Soul brasileiro

Os Bailes Black

Baile Charme

Negritude mostra a força

Sarará Criolo

Sou Negro Sim

Escute histórias, opiniões e canções sobre o que é Consciência Negra para as pessoas que foram ao show Música Negra Brasileira.
Clique nos elementos do mosaico para acessar os vídeos